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Marcus Vinicius De Salvo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Diversos (by Zé Carioca)":

"Colegas na UNG
Ainda estão sem nada definidos."

Exatamente, sem nada definido com relação a local de trabalho e data do fim de nossa estadia na UnG. A data limite que seria dia 19 de abril foi prorrogada para o meio de maio, que já foi prorrogada para o fim de maio, que agora aparentemente será prorrogada de novo, já que nossa nova instrutora de um curso falou que foi solicitada para vir de seu aeroporto de origem para ficar aqui até 7 de junho.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Crise de legitimidade do sindicato ou apatia da maioria mesmo?

Caros leitores, estou postando mais um texto do "Zé Carioca" que disserta, entre outras coisas, sobre o que se entende por comportamento dúbio do Lemos. Aproveito o ensejo para fazer uma breve introdução:

Em comentários de postagens anteriores, é notável que boa parte deles ataca diretamente a atual gestão do SINA e seus representantes. Em um espaço em que a manifestação é livre e até a data de hoje não houve uma postagem que tratasse diretamente do sindicato, ou seja, uma sugestão do tema, então por quê o assunto do SINA é recorrente? Tento responder: Uma eleição com apenas uma chapa, a permanência quase vitalícia de determinados nomes na gestão do sindicato, greves relâmpago com data pra terminar, apoio à candidata e ao partido que vendeu os três principais aeroportos, comportamento lamentável do presidente quando questionado em assembléia, apatia de grande parte dos aeroportuários em assuntos que envolvem o SINA e representação questionável certamente não são predicados que conferem grande legitimidade, por assim dizer, a este órgão. Os aeroportuários com mais tempo na empresa podem complementar com muitas informações sobre estes personagens no âmbito sindical. Gostaria que utilizassem este espaço ou outro que achassem conveniente, mas façam. Lembrando que aqui não é necessária a identificação. Diretores do sindicato, o espaço é aberto a todos, inclusive a vocês, o que significa uma oportunidade de se defenderem e colocarem novas questões no debate.

Segue o texto do "Zé":

Em 11 de fevereiro de 2012 Lemos deu uma entrevista ao Folha de São Paulo e é interessante o que ele afirma em uma de suas falas:
"Mesmo assim, em nenhum momento os trabalhadores -representados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina)- foram contra a parceria com o setor privado." Como? Não fomos contra? Quantas vezes escutamos o Lemos de cima do carro de som gritar que era contra...que nós éramos contra...e ele diz que EM NENHUM MOMENTO os trabalhadores representados pelo SINA foram contra a parceria...
"Agora, realizada a concessão, o Sina assume o compromisso de monitorar os três aeroportos -especialmente nas atividades-fim-, de olho na segurança de milhões de vidas humanas e para impedir que as classes C e D retornem às estações rodoviárias." Pergunto quem é o Lemos ou o SINA para monitorar alguma coisa? Não conseguiu monitorar nem o que estava na cara dele que era a venda dos aeroportos para a iniciativa privada.
Mesmo contrariados com a solução escolhida pela presidenta Dilma Rousseff, os trabalhadores/as seguem adiante, escorados por acordos e compromissos estabelecidos com a presidência da República e com a Infraero.
Contrariados é pouco, deveriam avisar ao Lemos, e que acordos e compromissos são esses que nos escoram? Os mesmos assumidos pelo Lula quando disse que não ia privatizar os aeroportos? Os mesmos que o Lemos gritou do alto do caminhão de som que os aeroportos não iriam ser privatizados e que podíamos votar e contar com a Dilma? Que a CUT junto com o SINA apoiavam o PT e a Dilma e que nós aeroportuários podíamos ficar tranquilos? É sobre esses acordos que o Lemos se referiu ou algum acordo/ proposta feito a ele e que nós trabalhadores (ditos imbecis) não sabemos?
Vamos acordar!!

10 comentários:

  1. Oi gente...bom tem uma coisa no ar em Guarulhos que os antigos comentam pelos cantos e os não tão antigos já perceberam. Parece uma irmandade, aquelas coisas que vemos em filme americano de veteranos nas faculdades. Já notaram que o que é comentado tem fundamento? Ou ao menos parece que tem...para não ser longa no assunto vou por partes...
    1- Dizem que o Diretor Jordão é "cumpadre" do Marçal coisa de batizado, filho etc...
    2- Dizem que uma pessoa esteve presente em uma reunião onde um pacto foi feito e nessa reunião estavam ambos os "cumpadres"...
    3- Dizem também que o Jordão foi "subindo" e em sua cadeira vaga sempre ficava o cumpadre Marçal...ele foi planejamento, saiu e entrou Marçal, ele foi gerente de operações, saiu e entrou Marçal,(tudo indicado por ele) ele foi superintendente e o cumpadre superintendente adjunto em Brasilia, indicado por ele, criou se o cargo de superintendente de gestão operacional e quem foi indicado? Advinhou e está lá até hoje. Podem até dizer que é maldade mas é estranho não é uma pessoa ser sussessora da outra seguidamente?
    É de se pensar...continua...

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  2. ...continuação...que o tal Marçal quando foi a gerente teve que entrar numa faculdade pois era uma exigência do cargo ter nível superior, então ele entrou para a UNG para fazer educação física mas...falam os mais antigos que ele ficava no aeroporto até tarde da noite e que quase não ia as aulas e nem precisava...e que todos os seus trabalhos foram feitos por um dedicado funcionário seu chamado Farias...que posteriormente esteve envolvido em uma sindicancia como analista de uns computadores retirados da gerência...computadores esse que gravavam o cofre onde ficavam guardados valores...e nada foi encontrado pelo tal Farias...nada..e em dias ou semanas esse farias foi levado a posição de encarregado e quem o promoveu? este mesmo o Marçal...continua...

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  3. ...continuação..não muito tempo depois de ser promovido a encarregado foi promovido de novo e de novo (para encurtar) sendo hoje gerente regional no Rio e as promoções dadas por quem? Pode escolher, Marçal ou Jordão. Gente nada contra o sucesso de uma pessoa mas a maioria dos chefes que conheço na Infraero estão não menos que 10 anos ou mais no mesmo cargo e os que estão com menos com certeza passarão mais uns bons anos até serem promovidos e esse rapaz tem uma promoção atras da outra uma coisa meteórica jamais vista na Infraero. Não é estranho? Se um idiota ligar a sindicancia com as promoções vai descobrir que 2+2=4...ou não? Como não há provas tudo é suposição...continua...

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  4. ...continuação..também parece ser bem próxima a relação do coordenador do coa com o Lemos, tanto que falam que foi o Lemos que indicou o Alvaro para ser coordenador, dizem também que o Reis esteve nessa reunião onde se discutia cargos, a mesma que definiu quem ocuparia a gerencia da segurança e que foi dada a um encarregado indicado pelo Alberto mas que só durou meses no cargo, não aguentou...pediu para sair..igual em tropa de elite. Mas que nessa reunião Lemos se indispos com quem era contra a indicação do Alvaro inclusive o Reis e bateu o pé que era ele e pronto que seria o coordenador do coa...e foi e é ate hoje...coisa de irmandade mesmo...Jordão+Marçal = braço Lemos+Alberto=Alvaro e vamos vendo nessa piramide os braços menores tipo o supervisor Gilberto que falam que já foi inquilino do Marçal, do supervisor Leandro que é amigo de infãncia do Jordão, sem contar Pércio que também é cumpadre dos dois primeiros e parceiro do coordenador do terminal...continua...

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  5. ...continuação...é uma pessoa muita ligada a outra e todas com algum tipo de ligação com o diretor e o superintendente inclusive os do sina. Sou estudante de jornalismo e até pensei em escrever um livro ou algo assim sobre essa coisa dentro da Infraero como se fosse uma irmandade. Fiz minhas anotações mas é pouco tem muito mais porém a maioria das pessoas tem medo de falar sobre o assunto. Tem muita coisa ligada e tem muita gente ligada uma a outra e muita coisa estranha incluindo certas indicações de cargo mas nada que dê para provar nada, eu teria que ser uma policial federal com carta branca o que não é o caso...continua...

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  6. ...continuação...o que sei de fato é que um colega tem um processo na policia civil aberto anonimamente contra um dos cumpadres mas também falam que esse processo foi subtraido da delegacia por um irmão policial de fulano...será verdade? O processo existiu, já chequei. No MPF também houve uma denúncia que também não deu em nada em razão de furtos do setor achados e perdidos quando o Marçal era gerente. Só o que aconteceu pelo que se fala é que um colega foi punido pelo Marçal o transferindo para o terminal e logo em seguida quando o setor mudou de coordenação foi feita uma limpeza geral, saiu todo mundo. Eram suspeitos? Qual a razão do tratamento? Foi justo? Foi legal? Mas foi legitimado....continua...

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  7. ...continuação..e para terminar (acho) temos agora muitos metendo a boca no Sina, no Lemos e no tal de Alberto. Caramba eles de novo? E a última é que o tal farias promoveu a coordenador de coa no Rio um conhecido que trabalhava com ele em projeto de informática para o Marçal mas que ajudou o Farias na análise dos computadores na sindicãncia presidida pelo Alberto. Gente eles de novo, juntos ou será só coincidência. Pelo que já li aqui só faltam duas ou uma pessoa a ser recompensada...o tal do Nelson que era coordenador e o tal de Marcelo que era o cara que retirava tudo lá do setor...é o que falaram aqui e que está na sindicancia..por que Farias e o amigo que analisaram os computadores já foram promovidos...mas por que será que não promoveram algum encarregado do coa de guarulhos para ser coordenador la no coa do rio? A Infraero ainda não pensa como empresa publico privada pois ainda eleva a cargos de chefia por amizade e não por competencia...continua...

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  8. ...continuação...não que o rapaz não tenha, não sei e nem o conheço..mas sei que nunca foi operador de coa nem aqui nem em marte..entaõ não se explica ter um coordenador sem experiencia operacional a frente de um centro que gerencia toda essa parte inclusive crises, estou certa? Será que lá não tinha um encarregado antigo e com capacidade? Ou não eram da turma de confiança do gerente ou do superintendente de gestão operacional? Será que são por atitudes como essa que desprestigiam os colegas do aeroporto, do próprio local, no caso o coa, prestigiando o colega e não o profissionalismo e dedicação que a Infraero está indo a caminho do buraco, ou seja, da privatização? O que diria Dilma de todas essas indicações "amigáveis" e não técnicas? Fica a pergunta. Ficam os fatos, verdadeiros ou não. Ficam as dúvidas e o espaço democrático para que quem se sentir ofendido ou acusado que se defenda mas faço sempre lembrar que não sou testemunha de nada, não ví nada e não tenho nada contra ninguém pessoalmente falando mas somente retratei aqui o que muito se fala, se comenta e se "fofoca" pelos corredores, em cafezinhos ou em qualquer pequena reuniãozinha de pequenos grupos de colegas seja no pátio, no terminal, na segurança ou no coa, enfim, em qualquer lugar da empresa.
    Obrigado e até outra hora.
    Beijos a todos.

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  9. Ninguém discute que a INFRAERO é uma empresa relativamente boa para se trabalhar. Os benefícios são o que seguram muita gente na falta de uma salário mais digno, sobretudo para os mais novos. Não há atrasos de salários. O problema da INFRAERO é principalmente do alto escalão, na política de ocupação de cargos (churrasquinhos, apadrinhamento, maçonaria, "rabo-preso", "puxa-saquismo" favores, presentinhos e toda a sorte de atitudes que nada tem a ver com esforço, dedicação, aprimoramento e comprometimento) Infelizmente essa cultura está enraizada na empresa.

    Não sou a favor dos milicos, todos daquela época sabem que havia concursos internos, o salário era bem maior, incentivo a cursos. Os superintendentes eram formados no ITA e não na UnG, certo sr. Jordão? Não faziam educação física na FIG só pra ter um diploma. Não assassinavam a gramática a cada reunião (os assassinatos eram de outra ordem).

    Mas o negócio é que para os militares no geral o roubo é uma vergonha, uma desonra, o fim. A corporação condena, os colegas olham enojados, enfim, é uma traição à pátria. Já para os certos gestores, superintendentes... Deixam a coisa ficar feia pra fazer um contrato emergencial e dispensar licitação a troco de quê? Contrutora Delta para o puxadinho mal feito do terminal 4. Inspeção de bagagens. Lembra quando tiraram os organicos do ráio-x? Deixavam 130 pessoas sobrecarregadas e fizeram um contrato de emergencia com a Aeropark para 350 APACs. Agora funciona! Claro, com o triplo de funcionários mal pagos e se abrir a boca vai pra rua.

    Não sou privacionista também, mas sou a favor de uma limpeza desses caras que tratam a coisa pública unicamente para seus ganhos pessoais.

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  10. Alguém saberia de + detalhes sobre cabeças rolando em BSB por conta de algumas falcatruas? Inclusive boatos relatam que até o superintendente senhor Marçal quase roda também. Seria verdade? Quem sabe?

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