comentário recentes:


Marcus Vinicius De Salvo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Diversos (by Zé Carioca)":

"Colegas na UNG
Ainda estão sem nada definidos."

Exatamente, sem nada definido com relação a local de trabalho e data do fim de nossa estadia na UnG. A data limite que seria dia 19 de abril foi prorrogada para o meio de maio, que já foi prorrogada para o fim de maio, que agora aparentemente será prorrogada de novo, já que nossa nova instrutora de um curso falou que foi solicitada para vir de seu aeroporto de origem para ficar aqui até 7 de junho.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conhecimento e experiência para quê?

          Sexta-feira o SINA soltou uma nota na coluna Turbulência denunciando a imoralidade que estão sendo as propostas das Concessionárias para este Acordo Coletivo de Trabalho. Nas palavras do redator, isso consolidaria a "selvageria plena do neoliberalismo". Isso mostra a dificuldade que o sindicato está enfrentando para conseguir um Acordo decente, que garantiria no mínimo condições equivalentes. Terão de recorrer ao governo e à própria figura da presidenta Dilma Roussef.
          Entendamos, as Concessionárias se mostram dispostas a não respeitar o que foi estabelecido e assinado no edital de concessão logo no princípio do processo em que as coisas ainda estão frescas e teoricamente precisam conquistar profissionais da Infraero. Se neste momento em que necessariamente precisam da nossa colaboração, do conhecimento que possuímos para fazer funcionar estes aeroportos, imaginem só o que acontecerá quando se julgarem aptos a tocar as coisas sozinhos.
          O desprezo ao conhecimento de altos funcionários da Infraero se mostrou evidente logo no início. Para cargos que sempre foram necessários muitos anos de experiência como o de encarregados, coordenadores e até gerentes as Concessionárias enxertaram alguns "profissionais" que só conheciam aeroportos na condição de passageiros. Outros são oriundos de companhias aéreas, colocando suas garrinhas de fora e realizando o sonho de pertecencerem à administração aeroportuária, achando que podem mandar e desmandar conforme seu humor. Mas façamos justiça, há excessões. Alguns se posicionam com a humildade necessária a aprenderem o máximo possível a fim de garantir o próprio sustento e de suas famílias. Dane-se a política.
          Mas a questão é que, dado os fatos, pode-se interpretar que essas novas administrações julgam, ao menos no primeiro momento, que a experiência e conhecimento adquiridas ao longo de anos a frente dos aeroportos, não são tão importantes assim. Entendem que a pessoa que é "líder", o é em qualquer lugar, independente se dirige um metrô, uma rodovia, um aeroporto ou uma usina nuclear. O conhecimento técnico? ah... Para que estudar? Conto com a assessoria dos que entendem. Eu apenas mando, mesmo sem saber mandar. Lembram da Solange Vieira à frente da Anac? Lembram também do resultado?
          É mesmo, né? Talvez não seja bem assim. Na dúvida, deixemos a Infraero por mais seis meses.

12 comentários:

  1. Mas é algo que já se esperava deles! Foram introduzidos na administração aeroportuária as pressas pelo governo, devido a incompetencia da Infraero!!
    Vieram como os ''salvadores da pátria'', ''Os CARAS'' e são engambelados por todos os lados!!
    Mas não se tocaram que o único motivo de estarem administrando este aeroporto foi no tocante a OBRAS!!! Isso mesmo!! Obras!!
    A Infraero não carece de incompetencia operacional, mas sim, de gestão de obras/ampliação!! É por ISSO que estão em Guarulhos!!
    Ninguém é insubstituível em nada na vida, mas nesse momento, toda a GRUAirport deveria ''calçar as sandálias da humildade'' e aprender com a Infraero a operar o aeroporto, pra depois ''por as garrinhas de fora''!!
    Pois agora, nada mais que acontecer de errado, se ouvirá ''culpa de Infraero''...se der ''zica'' em qualquer área, agora é GRU Airport a ''culpada''!!
    Quanto a funcionários, não se pode esperar outra coisa de uma empresa privada a não ser isso mesmo, pouco caso, desvalorização, baixos salários.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, até alguns que aceitaram o tal convite tem vergonha agora de assumir, pois sabem que estão negociando até alma, afinal supervisor ficar depois das 17 ate as 23 em reunião e fim de semana é assinar contrato de escravidão mesmo.

    ResponderExcluir
  3. BASTA, não quero ser escravizada, não dá pra aceitar algumas ordens que são RIDÍCULAS, não dá pra chegar e não ter uma sala de descanso, não ter um computador para acessar o Sisponto, enfim se é o Sina que irá resolver nossa situação, que o faça e logo, prorrogar por mais tempo essa nossa vida não dá, não dá pra ouvir que enquanto a Concessionária continuar com os Infraeros será impossível trabalhar, "infraeros" me expliquem, é algum tipo de doença? não podemos nos misturar? quando li: "Outros são oriundos de companhias aéreas, colocando suas garrinhas de fora e realizando o sonho de pertecencerem à administração aeroportuária, achando que podem mandar e desmandar conforme seu humor. Mas façamos justiça, há excessões." pensei: claro, se nosso trabalho (TPS) é banal porque eles não podem usar a fonia como desabafo e "gritar" suas ordens...enfim triste é a palavra que me define no momento, lamentável é o que define a situação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è minha cara,compartilho com vc dessa indignação,eu estou disposto a não colaborar em nada com essa concessionária,os colegas que pagam pau pra eles continuam ensinando os novinhos que não sabem o que é um aeroporto e muito menos qual o papel e a autoridade da administradora de aeroporto,minha experiencia eu não dou de graça não sou obrigado ensinar ninguém não ganho pra isso só quero ir embora daqui,não sei se suportarei mais seis meses

      Excluir
    2. EU NÃO SUPORTAREI!

      Excluir
  4. Usar as sandálias da humildade, com toda certeza e também rever esse PCCS, pois é absurdo que os salários em operações sejam os seguintes:
    Pátio- R$ 1.800,00
    TPS- R$ 1.900,00
    COA - R$ 2.400,00
    Land Side - R$ 2.900,00

    Não quero desmerecer a atividade de ninguém mas que conhecimento técnico e que responsabilidade esse tal de Land Side tem que ganha mais que o COA que tem a responsabilidade de alocar aeronaves e muito mais e de um fiscal de pátio?

    É um absurdo, onde está o sindicato????? Espero que esteja vendo isso e faça com que esses absurdos acabem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica facil quando as pessoas que participaram ativamente de todo o processo desmereceu ao maximo aqueles que os mantiveram tantos anos como coordenador, gerentes e afins.
      Porque querendo ou não foi o nosso serviço sempre bem feito que manteve essa cambada no pseudo poder ....

      Excluir
    2. Muito bem dito e lembrado, Eduardo.

      Excluir
  5. Me desculpem os colegas de terminal de passageiros mas o ex chefe de vocês é um b...dão!!Saiu a um tempão atras, meses, com a desculpa que ia fazer um trabalho (lacaio)para o tal cara que é acusado de crime (sei lá qual)sem se despedir de seus subordinados, sem falar nada, um email, uma reunião, uma nota. Isso por que o cara foi chefe do terminal por anos, antes foi colega de tantos por anos e saiu assim, na calada da noite, na surdina. Geralmente o capitão é o último a abandonar o barco, com exceção daquele idiota italiano (Escusine sei lá??) alguém lembra o nome dele? E esse tal de João Santana abandonou o barco igual ao capitão italiano, que vergonha. Não sei o que esse cara merecia mas a consideração dos colegas de trabalho é que não. Vergonha esse cara.!

    ResponderExcluir
  6. Se houver prorrogação espero que a INFRAERO faça algo com aqueles que não querem ficar na Concessionária.
    Muitos de nossos colegas nem o mapeamento fez porque têm convicção que querem permanecer na INFRAERO.
    Espero que nossa empresa haja com um pouco mais de dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a INFRAERO não fizer, talvez teremos de cobrar do sindicato, de qualquer forma creio que é nosso "direito" ter a escolha de ser transferido de uma vez. Eu não quero trabalhar para a Concessionaria depois de Fevereiro, nem um dia.

      Excluir
  7. Todo mundo mete o pau em alguns colegas de trabalho sendo todos da mesma faixa da pirâmide, a base, mas ninguém tem coragem para dar nome aos bois então começo eu. Tem muitas pessoas do governo culpada pela queda, digamos assim, da Infraero em Guarulhos, mas tem dois imbecis natos que fizeram e muito para ajudar que isso se tornasse realidade, o Diretor de Operações, Jordão e seu lacaio mor, Marçal. Óbvio que essa dupla conta com o apoio de outros abaixo deles. Quem mais vai nomear os bois e dar a cara a tapa? Será que o Noronha que é amigos desses dois tem algo a falar?

    ResponderExcluir

Comentários considerados com ofensas pessoais, racismo, sexismo, ou qualquer forma de preconceito serão removidos.