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Marcus Vinicius De Salvo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Diversos (by Zé Carioca)":

"Colegas na UNG
Ainda estão sem nada definidos."

Exatamente, sem nada definido com relação a local de trabalho e data do fim de nossa estadia na UnG. A data limite que seria dia 19 de abril foi prorrogada para o meio de maio, que já foi prorrogada para o fim de maio, que agora aparentemente será prorrogada de novo, já que nossa nova instrutora de um curso falou que foi solicitada para vir de seu aeroporto de origem para ficar aqui até 7 de junho.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

REUNIÃO COM O PRESIDENTE - PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS

          Nesta sexta-feira foram realizadas reuniões em três horários distintos entre os funcionários da Infraero e o presidente do grupo Invepar, Antônio Marques. O objetivo era apresentar o projeto de mudanças e ampliação do aeroporto, além de esclarer as dúvidas dos funcionários. Ao menos na reunião que participei, a primeira parte foi dedicada à apresentação de um vídeo feito em programa de computador que simulava as mudanças que ocorrerão no aeroporto, como edifícios de estacionamento, terminal 3, ampliação do pátio de manobras e mudanças no interior dos terminais existentes. Na segunda parte o presidente falou do plano de transferência operacional (PTO) e como isso impactará na vida dos trabalhadores. Tentarei aqui fazer uma síntese das questões abordadas, inclusive das perguntas realizadas para quem não teve a oportunidade de assistir à reunião.
         Primeiramente Antônio Marques esclareceu que a partir do dia 15 de novembro nada mudará no que se refere aos funcionários. Continuaremos trabalhando e recebendo pela Infraero os salários e benefícios. A concessionária repassará à estatal estes valores, já que neste período de 3 me meses é responsável pelas operações. Bom, mudará que usaremos um novo uniforme, na certa com os logos da nova empresa (tomara que sumam com o colete "posso ajudar" e não inventem um pior e nem melhor). Na reunião que participei não me lembro de terem abordado a tal lista com os 206, então fico com a informação da reunião da comissão paritária. A partir deste dia 15 haverá mudanças na sinalização do terminal, layout da inspeção de bagagens e outras coisas que não me lembro agora. Essa situação perdurará até meados de fevereiro, quando a concessionária poderá contratar os funcionários que receberam e aceitaram o convite.
          Grosso modo, os pontos mais importantes abordados na reunião foram: a princípio a escala 3 x 2 permanecerá. Sobre o horário administrativo foi dito que não haveria razões para mudanças, embora não houve uma afirmação categórica. O que sei é que alguns funcionários já contratados pela Invepar que eram, por exemplo, do balcão de informações, possuem um horário mais extendido que o nosso. Acerca de vales-transportes, refeição, plano de saúde e o que mais se refere aos benefícios, foi dito que haverá uma equivalência e que na verdade o que se diz por aí, são muitos boatos e poucas verdades. Afirmou-se que os convites se darão gradativamente até o final de janeiro, que cada funcionário receberá um convite para uma função específica. Coisa de PSA, genérica, é só na Infraero. Como não haverá redução de salários, alguns funcionários que possuem ganhos incompatíveis com valores praticados no mercado não devem ser convidados.
          Questionei se o acordo coletivo com o SINA seria fechado antes de se darem os convites aos PSAs, a fim de que regras sobre escalas, benefícios o tudo o mais fiquem esclarecidas e normatizadas. O presidente disse apenas que esta seria uma situação ideal, que estão fazendo reuniões semanais com o sindicato a fim de que isso aconteça, mas não afimou que o acordo seria fechado no praxo esperado. Caso alguém tenha aceitado o convite e posteriormente não tenha gostado do acordo coletivo, tem 18 meses para mudar de idéia e retornar à Infraero. Foi dito ainda que haverá planos de carreira, mas nada foi adiantado sobre salários aos PSAs. O que o presidente adiantou é que 99% dos convites feitos às pessoas com cargos de confiança foram aceitos. Lembrou ainda que há um canal direto para que os funcionários façam suas perguntas e ele próprio, Antônio Marques, as responderá. O endereço é: falecompresidente@gru.com.br
          Uma outra pergunta relevante feita por uma funcionária que acabo de me recordar foi: "haverá mesmo uma estabilidade de 5 anos? ela será respeitada?" A resposta de Antônio Marques foi bastante objetiva: "Esta é uma cláusula que consta no edital de concessão, portanto será respeitada [...] Caso a empresa dispense o funcionário, pagará o 5 anos a que ele tem direito no ato da recisão". 
          Evitei neste artigo fazer análises ou expressar juízos de valor a fim de não influenciar os leitores. Assim cada um pode interpretar à sua maneira. Caso eu tenha esquecido de algo ou foi dito mais coisas nas outras duas reuniões que sejam relevantes, fiquem à vontade para fazer os comentários.

Clayton Rego

13 comentários:

  1. Com relação a lista de 206 (não sabe ao certo se mais ou menos)estes começarão a ser chamados a partir de segunda feira 29/10, afirmação feita no período da tarde pelo assessor do Sr Montano, nesta lista estão os que não participaram do mapeamento, dos que estão se aposentando ou possuem interesses de mudança ou aqueles onde há discrepância de salários. A estabilidade de cinco anos nos é garantida por lei.o convite será feito por meio de uma carta convite onde constará: "Sr fulano de tal, vc está convidado a integrar o quadro de funcionários da Concessionária, no cargo de ... com o seguinte salário ... e beneficios ... Tendo até o dia ...para responder a este convite."
    A tarde também foi dito que existe um planejamento de capacitação profissional para os funcionários que passarem para a concessionária.

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    1. ..os que não participaram do mapeamento OK, aposentando (óbvio) mas interesse de mudança? Esse interesse não tinha como ser levado como critério pois somente após lista feita é que tivemos a divulgação dos aeroportos e a correria dos PSAs para decidirem os aeroportos de destino portanto eles não tem como falar que essa ou aquela pessoa foi preterida por possuirem interesse de mudança...e foi esquecido de se comentar sobre os "afastados" ou na caixa (INSS) que apesar de ser contrário a lei e jurarem que não viram há fortes indícios que a empresa em questão teve sim acesso as pastas médias cortando com isso quem estava na condição de auxilio doença. Algum funcionário afastado por doença ficou fora da lista?

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  2. O que diz o sina
    O principal é que o SINA vem consolidando na mesa de negociações que a partir do momento (fevereiro/2013) que as concessionárias operarão sozinhas não deveremos ter uma categoria dividida, onde o acordo firmado com a Presidência da República e a Infraero dará vantagens maiores aos aeroportuários/as procedentes da Infraero e este Sindicato, por princípio histórico e ideológico, não abandonará os novos trabalhadores/as à própria sorte e por isso, apesar dos impasses de entendimento das partes, podemos destacar que os novos patrões estão empenhados em equacionar, junto com o SINA, pontos polêmicos como PCCS, organograma operacional, piso salarial,assistência médica e odontológica, escala de serviço, desterceirização de mão de obra, vales alimentação e refeição, adicionais (noturno, hora extra, periculosidade, insalubridade).

    São pontos que irão desafiar a capacidade das partes em se entender. No entanto já acordamos (SINA + concessionárias) que buscaremos estar com os acordos concluídos até o final da 1ª quinzena de dezembro/2012, quando o nosso Sindicato submeterá às Assembleias da categoria nos aeroportos concedidos. Afinal, as concessionárias já estão contratando trabalhadores diretos e, até essa data já comporão parte dos quadros da categoria e, consequentemente, já estão se sindicalizando.

    E, assim quando chegar a hora dos companheiros/as decidirem individualmente o seu futuro, terão uma visão muito clara da cultura, do tipo e da filosofia dessas novíssimas administradoras de aeroportos no Brasil.

    Aguardem mais informações!

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    1. Os representantes do SINA falam pra ninguém aceitar o convite porque as Concessionárias ainda não "molhou as mãos deles", caso contrário diriam para todos aceitarem os convites e coisa e tal.

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    2. O Sina como sempre não estará com a porcaria feita dentro do prazo. Tudo no Sina é fora do prazo a começar pela data base que a nossa é Maio e recebemos em Dezembro o reajuste, todos os anos foram assim.

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  3. Muitos gerentes, coordenadores e encarregados estão aceitando as propostas, e segundo circula nos corredores, foram feitas propostas de salários muito acima do valor pago pela Infraero. Até ai tudo bem, estão certos, afinal não iriam dispensar uma bolada dessas. Mas fica a pergunta: E A PEÃOZADA? De quanto será o salário de quem realmente trabalha nesse aeroporto? Ter aumento de salário é muito bom, mas devemos também analisar que os benefícios que temos na Infraero são muitos bons, pois temos convênio para os pais, o desconto do vale transporte, vale refeição e gastos médicos são sob o valor do benefício e não sob o valor do salário, dentre outros.
    Garantir um emprego por mais cinco anos dá apenas a falsa sensação de garantia de emprego, pois acredito que se realmente for respeitado esse período, após os cinco anos as Concessionárias não terão mais a obrigação de manter esses empregados operacionais e menos ainda pagando salários maiores que a média do salário pago no aeroporto por outras empresas. Basta pesquisar o salário de um trabalhador operacional pago por esses empresas em outras concessões, não passa de R$1000.

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    1. Ouvi falar que o peão terá um salario de $2.100 (isso será o piso).

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  4. Olá. Falando um pouco sobre os 206 (lembra os 300 de Spartacus. Até dia 14/11 são de Guarulhos e doa dia 15 em diante respondem a Regional. Não laboram 15,16,17,18,19 e 20 sendo que no dia 21 iniciam o curso de APAC e por 90 dias farão este curso. Depois, os aprovados irão para Congonhas (CGH) onde serão abertas 250 vagas de APAC e os "terceirizados" ganharão um convite a sair (infelizmente). Mas nesse caminho teremos no meio o processo de escolha para os aeroportos de destino final e o resultado sai no dia 16/11 acreditando todos que os que forem contemplados com as transferências sequer iniciarão o curso de APAC no dia 21 pois não seria lógico já que serão lotados em outros aeroportos e em outras funções.
    Vamos aguardar!

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  5. Boa noite. Quero falar sobre o SINA. Esse bando de urubus, Lemos, Alberto e Tavares que nada fizeram e só sabem diser que foram traidos pelo Lula e pela Dilma com a privatização agora prometem como sempre tudo e no fim não fazem nada. Essa coisa de que o SINA vem consolidando...consolidando o que? Nada. Negociam o já negociado, enganam a categoria, enrolam, brincam e nos tapeiam a todos. Isso é tão verdade que basta retornar a última eleição antecipada para escolha do Presidente e Diretores do Sina. A maneira como foi "amplamente" divulgada, a lisura, a transparência, a lealdade e tudo que há de bom e do bem. Nada disso aconteceu. O Lemos, O Alberto e o Tavarez são verdadeiros criminosos politicos, politiqueiros e trairas. Mas um dia a verdade virá a tona. Um dia eles tomarão um pé assim como já tomou o Bras e o antecessor do Lemos.
    Fui!!

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  6. Uma pergunta. Quem vai mandar em Guarulhos? A Invepar? Não!! Errou!
    Será Jordão e Marçal. Sempre mandaram (já uns 15 anos) e vão continuar mandando pois não é a toa que quase todos os amigos ou amigo dos amigos foram "convidados" pela Invepar. Não mudou nada. Está provado que a culpa pela incompetencia em Guarulhos foi do peão, graças a nós o aeroporto virou essa meleca e não graças a chefias que agora mostrarão de verdade sua capacidade. Isso deve ser o que acham pois somente os lideres foram convidados a ficarem e com otimos salarios. Será que o chefe do coa continuará indo tantas vezes a Alemanha, Israel etc? Será que a TAM continuará mandando no aeroporto? Será que agora as multas e outras sansões serão aplicadas as companhias aéreas? O que está na legislação aeronautica, Icao e tantos outros documentos serão levados a sério? Estará acabado aqueles tapinhas nas costas, a bebidinha no fim da tarde com o Gerente fulano ou a Gerente ciclana e a promessa de que "isso não tornará a acontecer". E gerente de companhia aérea ligando pro Jordão para reclamar de pião será que vai continuar? E o Jordão vai parar de ligar pra comer o r...do pião ou mandar recadinho pelo seu subordinado direto? Com toda essa gente "competente" que vai comandar a Invepar seria bom que todos os piões fossem dispensados pois fizeram muita questão de segurarem os lideres com otimos salarios (ate dobrando) mas para a base (pião) o que se fala é algo perto de salário já praticado pela Infraero. Ah e vc amigo que falou do colete, se ele vai sumir não sei, mas que já tem pião jurando que a calça vai ser amarela isso tem. Será?

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  7. A vc meu amigo Cientista Politico pergunto se já fez um teste nesse tal de fale com o Presidente. Ele te respondeu? Eu já escrevi 2X e ele não mandou resposta alguma. Aprendeu direitinho com os presidentes da Infraero, ou seja, não responde nada.
    Manda uma pergunta pra ele sobre se o colete amarelinho fica ou se sai voando.
    Fui!

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  8. Mandei uma pergunta ao presidente ontem, 01/11/12, questionando os critérios que foram utilizados para elaborarem a tal lista. Pois alguns colegas que nem querem ouvir falar do nome Invepar e também não fizeram o mameapento estão fora da lista. Poderiam já estar inscritos para o curso de APAC e não tendo que laborar para a concessionária desmotivados. Vamos ver se ele responderá. Assim que o fizer, posto neste espaço.

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  9. Ufa, depois de 21 dias chegou a resposta, meio vaga, mais chegou:

    "Caro Clayton.

    Os funcionários que demonstraram interesse em permanecer na Infraero certamente será levado em conta. Como o processo de convites acontecerá até fevereiro de 2013, seus colegas que não querem permanecer na Concessionária terão oportunidade de ser realocados pela Infraero.
    A avaliação de perfil ainda estão sendo feita, por este motivo não temos ainda definido a situação individual de cada um neste momento.
    Este canal estará sempre aberto e quero que não só você, mas toda a equipe do Aeroporto Internacional de Guarulhos tenha liberdade para fazer críticas, elogios e sugestões.

    Quero ouvi-los!

    ANTONIO MIGUEL MARQUES

    Presidente"

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