comentário recentes:


Marcus Vinicius De Salvo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Diversos (by Zé Carioca)":

"Colegas na UNG
Ainda estão sem nada definidos."

Exatamente, sem nada definido com relação a local de trabalho e data do fim de nossa estadia na UnG. A data limite que seria dia 19 de abril foi prorrogada para o meio de maio, que já foi prorrogada para o fim de maio, que agora aparentemente será prorrogada de novo, já que nossa nova instrutora de um curso falou que foi solicitada para vir de seu aeroporto de origem para ficar aqui até 7 de junho.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

APRESENTAÇÃO


Mapeamento de perfil. É essa a expressão que o grupo Invepar está utilizando para realizar uma peneira dos funcionários da INFRAERO lotados em SBGR dos quais afirmam querer contratar. Após este processo relâmpago que pretensiosamente objetiva conhecer cada trabalhador a fim de que no final sejam feitas “propostas comerciais” a cada um de nós. Compreensível.

Em meio a um cenário nebuloso em que até agora nada se tem de concreto com relação à política que o grupo Acsa-Invepar adotará em Cumbica, a única certeza é que em poucos meses a vida de mais de 1400 famílias deve mudar drasticamente. Muitos de nós adotamos este aeroporto como sendo nossa segunda casa e, em alguns casos, por que não dizer a primeira? A vida de muitos de nós foi alicerçada em São Paulo, em Guarulhos, em Cumbica, no aeroporto, na INFRAERO... Alguns misturaram a massa para o concreto do alicerce do prédio e estão até hoje conosco. Como dizem, “foram pegos no laço” em um período que trabalhar para o governo não era tão atrativo como hoje pode ser hoje.

Mas os tempos mudaram, os tempos mudam. É a impermanência da vida, o jogo do poder, o poder do capital. Quanto custa um aeroporto? R$ 16.213.000.000,00 segundo a Invepar. E quanto custa desestabilização da vida de um trabalhador? E de mais de 1400 deles? E de suas famílias? E quanto custa as amizades de uma criança cujos pais foram atingidos pela política petista de concessões e que agora todos terão de mudar de casa, de cidade, de estado, de vida, de futuro? Alguns dizem que isso é o progresso. Mas “Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas? Nos livros estão nomes de reis; mas os reis carregaram pedras?” (Bertold Brecht).

Caso o aeroporto seja bem administrado, os jornalistas elogiarão a concessionária. Mas a Invepar sabe onde é a cabeceira 09 esquerda? Sabe espantar os carcarás da pista quando o B-777-300 está na final? Sabe agir numa situação de CVE? Sabe o que diz o anexo 14? Sabe quais são as medidas da rampa virtual? Sabe que raios é rampa virtual? A INFRAERO sabe? Eu sei que o fulano de tal setor sabe , o beltrano daquele outro também e eu aprendi alguma coisa. O conhecimento não está nas mãos das instituições, mas sim dos agentes. A INFRAERO não possuía ativos já que os aeroportos eram concessões da União. Os ativos dela são os próprios trabalhadores que detêm o conhecimento. Mas e se o aeroporto for mal administrado? No metrô do Rio atrasos e inoperância já fazem parte da rotina dos cariocas. Aí se costuma responsabilizar a administração anterior e não a Invepar. Mas o que de fato acontece por lá? Como será em Guarulhos? Qual é a política da Invepar em relação aos trabalhadores de suas concessões? O que farão com os trabalhadores que para lá migrarem após absorverem o conhecimento que julgarem necessário para tocar o barco? Em uma das reuniões perguntaram se após cincos anos não seríamos demitidos e logo veio a resposta: “Se você é uma pessoa que gera resultados vamos continuar com você”. Mas o que entendem por “gerar resultados”? Que subjetividade está aí implícita? Qual corrente da administração adotam?

Como se nota, este grupo deseja nos conhecer, saber o quanto e como podemos contribuir com seus investidores. Quanto cada um pode gerar de lucro (os tais resultados?). Mas em um relacionamento também devemos conhecer a contraparte. O que a Invepar tem a nos oferecer? Os companheiros de suas concessões estão satisfeitos com os salários, benefícios e política administrativa? Qual o valor que atribuem aos recursos humanos? Que política os norteiam para obtenção do lucro? Creio que somente realizando essas problematizações poderemos deixar a passividade para a condição de agentes nesse processo. Somente reconhecendo o devido valor que possuímos, o conhecimento que adquirimos, a importância que temos é que se realiza a plena condição de negociarmos qualquer coisa. Se o valor de um trabalhador tem de ser quantificado em preço, porque o mercado assim o exige, então lutemos para que seja algo valioso, como realmente é.

A proposta dessa página é que, com a contribuição de todos, possamos reunir informações úteis acerca de todos os envolvidos neste processo com a finalidade de tomarmos a melhor decisão. Tal qual em um processo eleitoral em que é preciso conhecer os candidatos para exercer o voto consciente. A diferença é que em nosso caso não podemos votar nulo. Obrigatoriamente temos de discutir, trocar informações. Se alguns podem achar que o voto individual tem pouco peso na escolha do destino da nossa cidade, estado ou país, fica difícil sustentar que a escolha aqui não fará toda a diferença em nossas vidas e de nossas famílias. 

Portanto divulguemos esta página, postemos informações, troquemos ideias. Aqui deve ser um espaço amplo e democrático, aberto a todos, inclusive ao concessionário. Para que todos possam escrever sem medo, a identificação não é obrigatória. Encerro esta breve apresentação com um poema do grande dramaturgo alemão Bertold Brecht. Abraço a todos!

Clayton Fontes Rego

“Fragen eines lesenden Arbeiters”
(Perguntas de um trabalhador que lê).
Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas?
Nos livros estão nomes de reis; os reis carregaram pedras?
E Babilônia, tantas vezes destruída, quem a reconstruía sempre?
Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a
edificaram?
No dia em que a Muralha da China ficou pronta,
para onde foram os pedreiros?
A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo:
quem os erigiu? Quem eram
aqueles que foram vencidos pelos césares? Bizâncio, tão
famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na
legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados
continuaram a dar ordens a seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César ocupou a Gália.
Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da
Espanha chorou quando sua frota
naufragou. Foi o único a chorar?
Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem
partilhou da vitória?
A cada página uma vitória.
Quem preparava os banquetes comemorativos? A cada dez anos
um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas informações.
Tantas questões.

40 comentários:

  1. UAU VC CONSEGUIU VERBALIZAR O QUE SINTO E ACREDITO QUE MUITO DOS NOSSOS COLEGAS TAMBÉM.MAS COMO SABEMOS AINDA EXISTE O MEDO DE MANISFESTAR PENSAMENTOS E VONTADES REAIS.PERCEBO QUE HÁ UMA INCLINAÇÃO MUITO GRANDE EM MIGRAR PARA A CONCESSIONÁRIA SE POSSÍVEL FOR, ACREDITANDO ESTA SER A MELHOR DECISÃO PARA ALGUNS.DECISÃO ESTA QUE PODE COMPROMETER UMA TRAJETÓRIA INICIADA QDO INGRESSAMOS NA INFRAERO, AO MEU VER.CONCORDO PLENAMENTE QDO NOS COLOCA COMO UM TODO COESO.ME SINTO MEMBRO DESTA GRANDE E ÚNICA FAMÍLIA QUE 'CONSTITUÍMOS'.ACHEI BÁRBARA SUA INICIATIVA DE DIVULGAR NOSSA SITUAÇÃO PARA QUE NÃO FIQUE SOMENTE NO NOSSO ÂMBITO. A QUESTÃO É SÉRIA E PREOCUPANTE.CONTE COMIGO PARA MULTIPLICAR.ABRAÇO LYSIS KAUFFMANN

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  2. Compreendo que haja medo de manifestar pensamentos e vontades. Por isso aqui o anonimato é garantido. No entanto, a ideia é compartilhar pensamentos e informações, fornecendo ferramentas para que as pessoas possam se decidir com mais consciência de acordo com suas pretensões. Pouca informação leva as pessoas a serem conduzidas de acordo com interesses maiores. Espero que possamos construir um conhecimento acerca disso tudo.

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  3. olá bom dia a todos.
    Tudo o que o sr. Clayton disse é verdadeiro.O maior patrimônio da Infraero são seus funcionários que detém a história, e o conhecimento técnico de como tocar o Aeroporto.Não estou entendendo a atitude dos aeroportuários lotados em GRU,que segundo consta,rejeitaram em mais de 70% na primeira pesquisa realizada em abril deste ano,a participação na nova Empresa, e hoje estão preocupados em atender o chamado da Invepar para participar do processo seletivo que deu início neste dia 19/07/2012.Hora sabemos, que os maires interessados em dar continuidade aos serviços no Aeroporto (Privatizado),são eles (Consórcio), e não os funcionários. Por isso,ninguém deveria atender a convocação da Consultoria para participar de processo seletivo algum.

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  4. 1 Senhores...vamos deixar a ''poesia e o romance'' de lado...esse papo de ''o maior patrimonio da Infraero são seus funcionários'', não passa de falácia romantica, poética...
    E tem outra, vamos parar de ''demonizar'' a Invepar.
    Quem ''trouxe'' a Invepar no negócio?!
    Sim gente, negócio, é isso o que é um aeroporto!! A Invepar que se ''ofereceu''? Nao, o governo tucano dos petistas que ofereceu o negócio, a Invepar aproveitou a oportunidade e ela é um ''Belzebu'' por causa disso?! Quem não se lembra do sr. Lemos e sua gangue de tubarões, incentivando todos a votarem no PT da Dilma?! Se lascaram...traídos pelo partido de safados...e não prestam nem pra se oporem, ficam ''demonizando'' a dona Dilma, que todo munda sabia, sempre foi dura em todas as empresas que trabalhou! Mas não se atrevem a tocar no PT...

    Por que se tem tanto medo do trabalho numa empresa privada seja qual for?!
    Sabemos da insegurança,dos salários baixos, poucos benefícios, mas o TRABALHO é que me traz segurança.Quem TRABALHA esta garantido em qualquer lugar!! Entre nós, na Infraero, ta cheio de VAGABUNDO que se aproveita do fato da empresa ser pública, o concurso lhe trazer uma estabilidade maior ( Isso já era)e o sujeito sendo um vagabundo, numa Invepar, vai ter que TRABALHAR!! !! É isso, vagabundo, que voce tem medo?!
    E os cachaceiros...o que farão?! A Invepar não vai mandar nenhum pra Cotia, mas sim pra RUA!! Então, cachaceiros...é melhor procurarem logo um ''alcoolicos anonimos'' e criarem vergonha nas suas caras!!

    Continua...

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  5. Continua...
    2 E voces, encarregados fuleras, das cachaças, dos churrascos,das puxações de sacos e das indicações?! Se lascou...na Invepar voces terão que ter CAPACITAÇÃO pra exercerem cargos de chefia e TRABALHAR MUITO...e não ''montar nas costas'' de apoios puxa sacos, PSAs que não ganham absolutamente NADA por isso!! E voce, ''pensão alimentícia''...já avisa suas ex-mulheres que os 30% vai diminuir!! E cuide de ter uma conduta melhor, amigo, pois o ''crachazinho azul'' não impressiona mais ninguem!!
    E as dondocas que ''se acham'' porque trabalham na ''Infraero''...já era!!!
    Tratem de calçar as sandalias da humildade como deve ser!!
    O medo da pesquisa da Invepar é o de serem ''descobertos''...como uns encostados, acomodados, numa empresa que acharam que iriam ficar até a morte!!
    Acabou!!
    E quem insistir em ficar na Infraero, se prepara...se não tiver vaga pra voce, onde quer...a floresta amazonica te espera...e se não quiser ir...RUA!!

    A mamata acabou...lamento pelas familias,mas numa mudança ou reforma as caras!!da sua casa, o que voce julga que não se adapta ao novo embiente, voce...DESCARTA!! É assim nas empresas também, principalmente nas privadas!!
    Mas a boa noticia é que muitas pessoas são ''encostadas'' na Infraero pois o ambiente assim propicia...e numa empresa privada, o sujeito mostra trabalho e talento!
    Pra esses poderá ser até MELHOR novas chances de crescimento profissional, sem os ''conchavos'' dentro da Infraero que a maioria já conhece!!
    Eu gostaria muito que a Infraero continuasse, tivesse sido melhor administrada, tivesse crescido e feito este aeroporto crescer, mas infelismente a largaram, largaram este aeroporto...e deixaram o REAL PATRIMONIO de um aeroporto...das empresas aereas, de todas as empresas ligadas a aviação de fora...OS PASSAGEIROS!!! ELES QUE PAGAM POR TUDO ISSO!!! Pagaram por mais de 30 anos por isso...mas não obtiveram retorno...por isso fomos julgados como INCOMPETENTES,INADEQUADOS,NÃO DAMOS CONTA DO RECADO...por isso que a Invepar esta ai...pra SUBSTITUIR a Infraero. Ela será a ''salavação da pátria aeroportuária''? Não sabemos, se for bem sucedida, que é o que temos que desejar, pois o mal desejado já esta vindo sobre nós...a PRIVATIZAÇÃO...,então que ela se mostre competente e de o que os passageiros precisam...nós, que sejamos profissionais...deixemos as paixões, a poesia e o romance de lado e vamos pra cima!!! Enfrentemos mais esse desafio!!! E o que sobrar da Infraero, que o que esta acontecendo, infelismente dessa forma, que a acorde...que se profissionalize, melhore, invista, amplie...

    E voce, caro colega...a vida continua, aqui, lá fora, na Invepar, na Infraero, onde quer que seja!!

    Voce não foi ''concedido, privatizado, vendido...'' Se voce TRABALHA, é PROFISSIONAL, esta disposto a ESTUDAR mais...SEMPRE HAVERÁ ESPAÇO PRA VOCE!!!

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    1. Assim como em qualquer outra empresa, existe os bons e os maus funcionários, "talvez" vc q fez esse comentário, tinha vontade de trabalhar na Infraero e não teve a chance ou a competencia de entrar nela, pois, as CIAS aéreas estão cheias de encostados também e não é publica é privada... Na Infraero tem muita gente q dá o sangue inclusive fazendo trabalho q é de CIA aérea.. faça os seu e deixe de ser idiota.

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    2. Vc com certeza não trabalha na mesma infraero que eu,ou é um frustrado , idiota eu tenho certeza que é não conheço a infraero que vc descreve e nem funcionários nas condições mencionadas,vai procurar o que fazer palhaço.

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  6. Correção da continuação 2...

    A mamata acabou...lamento pelas familias,mas numa mudança ou reforma da sua casa, o que voce julga que não se adapta ao novo embiente, voce...DESCARTA!! É assim nas empresas também, principalmente nas privadas!!
    Mas a boa noticia é que muitas pessoas que são ''encostadas'' na Infraero é por causa do ''ambiente'' que assim propicia...e numa empresa privada, o sujeito mostrará trabalho e talento!
    Pra esses poderá ser até MELHOR novas chances de crescimento profissional, sem os ''conchavos'' dentro da Infraero que a maioria já conhece!!
    Eu gostaria muito que a Infraero continuasse, tivesse sido melhor administrada, tivesse crescido e feito este aeroporto crescer, mas infelismente a largaram, largaram este aeroporto...e deixaram o REAL PATRIMONIO de um aeroporto...das empresas aereas, de todas as empresas ligadas a aviação de fora...OS PASSAGEIROS!!! ELES QUE PAGAM POR TUDO ISSO!!! Pagaram por mais de 30 anos por isso...mas não obtiveram retorno...por isso fomos julgados como INCOMPETENTES,INADEQUADOS,NÃO DAMOS CONTA DO RECADO...por isso que a Invepar esta ai...pra SUBSTITUIR a Infraero. Ela será a ''salavação da pátria aeroportuária''? Não sabemos, se for bem sucedida, que é o que temos que desejar, pois o mal desejado já esta vindo sobre nós...a PRIVATIZAÇÃO...,então que ela se mostre competente e de o que os passageiros precisam...nós, que sejamos profissionais...deixemos as paixões, a poesia e o romance de lado e vamos pra cima!!! Enfrentemos mais esse desafio!!! E o que sobrar da Infraero, que o que esta acontecendo, infelismente dessa forma, que a acorde...que se profissionalize, melhore, invista, amplie...

    E voce, caro colega...a vida continua, aqui, lá fora, na Invepar, na Infraero, onde quer que seja!!

    Voce não foi ''concedido, privatizado, vendido...'' Se voce TRABALHA, é PROFISSIONAL, esta disposto a ESTUDAR mais...SEMPRE HAVERÁ ESPAÇO PRA VOCE!!!

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  7. Parabéns.

    Você merece.É um BRAZILEIRO (com z mesmo) NATO.Na fila do desemprego vc será o primeiro.
    Aguarde..

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  8. Hoje já tivemos mais de duzentas visitas. Isso só para os funcionários da INFRAERO em SBGR parece significativo. Quanto ao desabafo do colega, posso considerar dessa forma? Compreendo em algumas partes, mesmo com suas hipérboles e generalizações que podem não fazer jus a quem realmente se dedica à empresa e ao país. Na partesobre endemonizar a Invepar, creio que realmente não existem anjos ou demônios, bruxas e fadas ou Macgaren e Jaspion. O que existe na conjuntura do país é uma nova etapa do neoliberalismo iniciado nos anos 90, só que desta vez aplicado por um por um partido que levou tão a fundo o sistema de coalizão partidária que perdeu sua identidade. Poucas vezes se pôde ver, ao menos na cidade de São Paulo, os que se diziam esquerda de aliarem à direita do Partido Progressista. Vergonha! Bom, o que temos de concreto no cenário nacional acerca das privatizações são os exemplos que até agora tivemos. Telefonia, energia, mineração e tantos outros, não entrarei no mérito da eficácia administrativa, por ser tão polêmica. Mas no que se refere ao trabalho, tivemos sim uma piora dos salários e benefícios, sem contar as inúmeras demissões. Um trabalhador do Metrô de São Paulo da linha amarela chega ganhar três vezes menos do que um trabalhador orgânico. Espero claro, que no caso dos aeroportos a situação seja bem diferente. Alguém tem informações das linhas do metrô do Rio que a Invepar administra? Acho que seria interessante. Vou ver se acho alguma coisa e postar aqui. Admito que, a priori, não sei como funciona lá em relação ao empregados.

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  9. Privatização e concessão de empresas, não seriam palavras tão negativas se não fosse o contexto o qual elas se apresentam, não causaria tanta indignação, revolta e uma sensação de traição, se não estivesse sendo praticada por pessoas (partidos políticos), pelas quais em urnas depositamos nossas esperanças, e pior confiamos nosso próprio futuro, uma vez que lhes damos o poder de nós e por nós governar. Mas como em todas as experiências negativas da vida esperamos tirar uma lição de tudo isso, e estar mais bem preparados quando a mentira nos for apresentada como a solução maravilhosa dos nossos problemas.
    “Você já acordou e de repente encontrou uma árvore totalmente crescida em seu quintal? Claro que não. Em algum ponto do passado a semente dessa árvore foi plantada” (Yehuda Berg). Não posso citar com certeza quando essa semente foi plantada no solo da nossa pátria amada, mas é certo que foi irrigada e fertilizada a cada voto negociado ou menosprezado que é depositado nas urnas eleitorais, talvez a nossa própria falta de interesse tenha nos trazido essa situação, mas porque o povo se importa tão pouco com assuntos de natureza politica? Talvez as diversas formas de entretenimento realmente estejam alcançando seus objetivos, mas ainda é tempo de para de nos preocuparmos com assuntos fictícios e inúteis, de parar de gastar tempo e energia, sem falar no dinheiro que é gasto em produtos que realmente não precisamos e lugares onde a nossa presença, nosso grito de alegria ou choro de tristeza não ajuda o próximo na sua necessidade mais básica.

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  10. O partido governante do país entre 2003 até os dias atuais (23/07/2012), sempre se declarou contra as privatizações, tanto é que o carro chefe das suas campanhas eleitorais era que seus adversários políticos iriam privatizar, vender e negociar tudo quando pudessem quando o poder obtivessem. Não que isso não fosse acontecer no caso de realmente o outro partido politico tivesse ganhado as eleições presidenciais, mas o tempo mostrou que era apenas mais uma promessa política, mais umas das muitas as quais a nossa esperança nos cegou e aqui estamos, vivendo uma realidade que tentamos fugir, covardia de um governo que foi contra a própria palavra, espero ao menos que a vergonha seja forte no meio deles e que se coloquem no nosso lugar e reflitam, um povo trabalhador como o nosso merece muito mais do que o oferecido.
    Há algum tempo atrás estudando para uma prova me deparei com o seguinte artigo na LEI Nº 11.182, DE 27 DE SETEMBRO DE 2005, a lei da criação da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil – No inciso II do artigo 3° encontramos o seguinte: “o estabelecimento do modelo de concessão de infra-estrutura aeroportuária, a ser submetido ao Presidente da República;”, ou seja a própria ANAC já foi criada com a atribuição de preparar o modelo da concessão dos aeroportos administrados pelo INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária -, Ou seja são no mínimo 7 anos que a privatização vinha sendo preparada, e a oportunidade chegou! A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o pretexto para que o plano de privatizar, hoje chamado de concessão fosse colocado em pratica. A ideia é simples o povo não aceitaria que um setor tão importante fosse entregue a iniciativa privada se estivesse funcionado perfeitamente, então deixasse de investir na infra-estrutura até que o próprio povo que no primeiro momento não aceitaria a privatização começa a clamar por ela, espertos não? E não se iludam com os argumentos de oportunistas que falam que ela foi mal administrada, porque na verdade ela foi usada por algumas pessoas em posição privilegiada para assinar contratos como grandes empresas, que hoje tentam adquirir os mesmos aeroportos que outrora superfaturava obras e desviava verbas.

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  11. O fato é que entre as empresas concessionárias estão empresas estrangeiras, e estarão administrando áreas de segurança nacional, áreas alfandegadas, e detalhe é que se o aeroporto de Guarulhos fosse realmente mal administrado pela INFRAERO como seria possível que “Em 21 de junho de 2011 o Aeroporto recebeu o Certificado Operacional em caráter definitivo, o que representa que a infraestrutura e os procedimentos operacionais adotados atendem aos requisitos estruturais e de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Com a certificação, o Aeroporto de Guarulhos se torna o primeiro da América do Sul a atender aos requisitos estabelecidos pela Oaci.” (http://www.infranet.gov.br/cia/).
    Se a desculpa da concessão é melhorar o setor aeroportuário por que não começar com os mais necessitados? Pelos menos disfarçaria melhor, não acham.
    Será que as famílias Samuel Ribeiro e Guinle que doaram em 1940 a área para construção da Base Aérea de São Paulo estão satisfeitas como a privatização do aeroporto construído na área por eles doada?
    Herói ou vilão, o governo Lula foi responsável pela concessão de cerca de 2,6 mil quilômetros de rodovias federais, que foram a leilão em 9 de outubro de 2007. O vencedor do leilão para explorar por 25 anos pedágios nas rodovias foi o grupo espanhol OHL. Houve também a privatização de 720 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul para a Vale do Rio Doce pelo valor de R$ 1,4 bilhão. Entre outras privatizações do governo Lula, estão a da Hidrelétrica Santo Antônio, Usina Hidrelétrica de Jirau e a linha de transmissão Porto Velho – Araraquara, e o da Dilma Rousseff segue a mesma linhagem, infelizmente.

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  12. BNDES define apoio a concessão de aeroportos
    19/01/2012 20:28 - Portal Brasil
    A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, nesta quinta-feira (19), que aprovou as condições básicas para o apoio financeiro à concessão de serviços públicos de ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos internacionais de Brasília, Campinas e Guarulhos. O leilão está previsto para o dia 6 de fevereiro.
    Segundo a instituição, o apoio do BNDES está limitado a 80% do investimento total e 90% dos itens financiáveis, de acordo com suas políticas operacionais, sendo 70% em TJLP e 20% em outras moedas, como Selic, IPCA e cesta de moedas, acrescidos de demais taxas.
    A remuneração básica do BNDES será de 0,9% ao ano, acrescida da taxa de risco da operação, que pode variar de 0,46% ao ano a 3,57% ao ano. Os projetos têm prazos de concessão distintos, que são de 20 anos pra Guarulhos, 25 anos para Brasília e 30 anos para Viracopos. Mais detalhes podem ser obtidos no site do banco.
    Os três grupos vencedores confirmaram que o principal financiador das obras previstas nos editais será o BNDES, autorizado a entrar com até 80% dos recursos dos investimentos totais previstos e até 90% dos itens financiáveis, com juros baixos. De cara, os grupos poderão pedir empréstimo-ponte ao banco, em valor ainda não definido. No total, o prazo do financiamento será de 180 meses para as empresas que venceram os aeroportos de Guarulhos e Campinas e de 240 meses para Viracopos.
    Em nota, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, que esteve na bolsa mas saiu antes do final, comentou o leilão, que considerou um"sucesso"e disse que o banco está preparado para auxiliar os consórcios vencedores:
    "O excelente resultado do leilão é uma forte demonstração de confiança na economia brasileira e no seu potencial. O diferencial virtuoso deste processo é a obrigação de que os vencedores invistam fortemente para expandir a infraestrutura aeroportuária, gerando melhorias para todos os usuários dos serviços licitados".
    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/01/19/bndes-define-apoio-a-concessao-de-aeroportos

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  13. Sobre o comentário de 23 de julho de 2012 18:37, o colega frisa que a privatização dos aeroportos já vinha sendo preparada no mínimo desde 2005. Eu diria que desde o governo tucano de FHC já havia essa preparação. Este se caracterizou por adotar a cartilha do FMI que recomendava a privatização das estatais. Ainda bem que não houve tempo durante os oito anos de Fernando Henrique de privatizar as universidades. Mas ele conseguiu piorar bastante a qualidade cortando o orçamento. Foi nesse tempo que a UNIP mais cresceu, se lembram? Voltando aos aeroportos, quando foi inaugurando o curso de aviação civil na Anhembi Morumbi? em 2001, ou seja, no governo tucano. Tal curso tem como uma das matérias em sua grade justamente a administração de aeroportos. O terreno já vinha sendo preparado há mais tempo.

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  14. '' creio que realmente não existem anjos ou demônios, bruxas e fadas ou Macgaren e Jaspion.''

    É óbvio, colega, que o comentário não foi de cunho ''teológico'', nem entrar no mérito da fé, da igreja,do milagre ou do Bóson de Higgs.

    Mas sim o de ilustrar que os colegas de Infraero estão atribuindo características perversas ha uma empresa que é o que é por causa do sistema capitalista predominante.

    Não tinha necessidade de voce fazer gracinha da comparação.

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  15. Bom dia, caro colega. A intenção não foi fazer "gracinha" com o seu comentário, mas apenas enfatizar que não existem dados para afirmar que os funcionários da Infraro como um todo estão tendo uma visão maniqueísta das duas empresas. A bem dizer, o que tenho ouvido é que alguns estão até mesmo ansiosos para saber qual será a proposta da Invepar. Creio que existe uma diversidade muito grande de opiniões sobre as duas empresas e, infelizmente, pouca coesão da categoria. Estas ditas propostas comerciais e individuais que a nova empresa fará, devem atomizar ainda mais os funcionários.

    Mas interessante você tocar neste assunto, pois é compreensível que alguns ou muitos funcionários tenham uma visão muito negativa da concessionária. Na verdade acabam criando um bode expiatório, pois achar culpados pode não ser tão simples. Em outro comentário eu havia citado a política petista destituída de identidade como tendo responsabilidade. Claro que estes agentes, aliado aos interesses privados, foram os executores projeto, mas ampliando a visão, podemos falar da própria tendência do capitalismo moderno que concebe o Estado como sendo apenas um instrumento do capital. Deste ponto de vista, o Estado atuaria apenas como instituição administrativa a serviço do empresariado.

    Sem perder o foco, possivelmente os funcionários da INFRAERO que mantenham uma visão maniqueísta podem assim agir por conta de verem suas escolhas desrespeitadas. A partir do momento que prestaram um concurso ou foram convidados a entrar na empresa (antes da legislação exigir provas) mas decidiram permanecer, estavam escolhendo trabalhar para a INFRAERO e para o governo. São escolhas individuais e cada um tem um motivo para mantê-las. Ocorre que agora se quiserem manter suas escolhas, terão de mudar de aeroporto, de cidade ou de estado. Uma das definições de violência que encontrei no Michaelis é: "Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa". Muitos dos trabalhadores estão soffrendo um processo de violência e, o que é pior, no geral, passivamente.

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  16. Gostaria de lembrar o propósito deste espaço: construir um conhecimento acerca do processo de transição e dos agentes envolvidos com base na exposição de idéias, informações e debates. Os comentários serão todos mantidos, exceto quando tratarem de ofensas diretas à qualquer pessoa.

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  17. Seria interessante pesquisar no ministério do trabalho sobre queixas trabalhistas,processos, etc, envolvendo empresas da Invepar, bem como os sindicatos envolvidos com ela, para termos um ''norte'' de como pode ser com os funcionários da Infraero que optarem em trabalhar na Invepar, bem como o que houve com os funcionários do metro do Rio, quando ela assumiu.

    Confirme!?!

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  18. Antes de começar qualquer discusão sobre os tipos de comentarios é necessario reconhecer, que quer queira ou não, que não há mais espaço fantasias e que quem trabalha vai continuar trabalhando...

    1º - Quem for associado do sindicato, sair... Pois nuca fizeram NADA por nós! Sempre o mesmo teatro de sempre... E ai... Deu nessa cambada de lixo no alto de um camnhão como se fossem de alguma valia. Ja repararam que ao entrarem para a vida sindical não possuem nada (tudo pé inchado e vagabundo ) e depois de algum pouco tempo estão de carrão, mansão, roupas de grife e metidos a falar bonito? Preste atenção nas figuras... Você vai perceber...
    E por falar em sindicato... Visto que não fizeram nada sobre o dissidio e outras coisas mais... Não esta na hora de buscarmos outro sindicato? Já que seremos uma empresa privada podemos agir como uma tambemdemitindo essa raça!

    2º - Se ninguem quiser ( ou o numero for muito baixo ) ir para INVEPAR? Como a INFRAERO vai fazer?

    3º - Realmente, como foi dito... Vagabundos, dondocas metidas a besta, pessoal da "radiografia da bolsa escrotal da chefia" e afins... A casa caiu!! Isso por causa de vocês, que sempre subiram as custas de quem estava trabalhando de verdade... Agora que ja F..... tudo e todos, correm para seus comprasas nas regionais!
    Obrigado F_D_P's!

    4º - Pessoal que trabalha... A coisa esta dificil, mas vamos ter uma visão esperançosa disso tudo. Sempre houveram momentos em que teve um lixo no comando e sempre fizemos o melhor, assim podendo estar com nossas conciencias tranquilas e acreditando que um dia seriamos reconhecidos. Quem sabe esse é o momento. Boa sorte para nós todos!!!!

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  19. Acho que quem está realmente preocupado são aquelas pessoas que todo os dias marcam o ponto, mas trabalhar que é bom, nada...Medo de ir para a Invepar e ter que soar a camisa? Agora vão sentir o que é trabalho de verdade.

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  20. Ah, e tem outra coisa...a Invepar esta por enquanto, nos tratando com respeito e dignidade,e to vendo nas reuniões com funcionários da Infraero, monte de gente se achando ''príncipes, princesas, duques e barões''...pessoal...desçam do ''pedestal''...nós não somos mais importantes do que muitos egos estão se pondo, acima da realidade...nós NÃO SOMOS INSUBSTITUÍVEIS...se ninguém for pra Invepar, ok, mas o aeroporto NÃO VAI PARAR, a aviação NÃO VAI PARAR!!! Ou bem ou mal, a Invepar VAI POR O AEROPORTO PRA FUNCIONAR!!!
    Parem de se ''acharem'' nas reunioes, parem de achar que a Invepar tem que se adaptar aos nossos anseios por conforto de escala, turnos, setores ou cargos!!!! Eu percebo certa irritação por parte dos representantes da Invepar com as pessoas, não por que estão ansiosos ou com medo, mas porque querem ''exigir'' isso, aquilo, aquilo outro...querem ir pra Invepar com a certeza que ela será um ''clone' da Infraero.
    Pessoal...esqueçam isso!!
    E procurem não fazer com que a Invepar desista de nós, fora aqueles que desistiram da Invepar, porque é certo que a Infraero DESISTIU de nós!!!
    Portanto, amigos, não desistam de voces!!!!

    Confirmem!?!

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  21. A Infraero sempre foi uma mãe para vcs concursados...sintam-se todos órfãos agora.

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  22. Pois é, e os que não são concursados, pq não conseguem passar em um concurso, MORREM DE INVEJA!!!
    Morra de INVEJA, seu SEM CONCURSO!!

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  23. REALMENTE CLAYTON COMO UM CANAL ABERTO TUDO SERÁ RECEBIDO,OUVIDO ,ABSORVIDO.ACREDITO QUE JÁ ESTA IMPACTANDO,INCOMODANDO E FAZENDO TODA DIFERENÇA.ABRAÇO KAUFFMANN

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  24. Quem se sentir orfão pode se consolar com a madrasta Invepar!

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  25. Quem se sentir orfão pode se consolar com a madrasta Invepar!

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  26. Olelê, olalá, a Invepar vem aí, e o bicho vai pegar!

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  27. O que acontece com as empresas que prestam serviço para a Infraero, principalmente as do terminal de passageiros?

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  28. Bom dia a todos. Primeiramente quero parabenizar meu amigo Clay pela iniciativa. Temos mais uma ferramente de debates e por que não dizer de desabafo já que temos a opção do anonimato. É bom colocar pra fora sim seus medos, montros e revoltas mesmo que com alto grau de indignação contra um ou contra todos usando de palavras as vezes não muito recomendada e que cada um arque com as possibilidades da punição ou não, mas ser removido tais comentários não é a maneira mais exemplar de se abrir um espaço democrático. E sabemos, todos nós, que o "estar no anonimato" se justifica pela não igualdade das forças onde aquele que manifesta abertamente seus pensamentos e posição a respeito de uma organização ou pessoa de poder econômico ou político sofre as consequências. Quantos ao longo da história não usaram o anonimato, nomes fictícios ou mascaras para não se exporem? Para ao menos não sofrerem as consequências até que sua obra ou protesto estivesse terminada? Quem já não ouviu falar do "Garganta Profunda" no caso Watergate? Somente em 2005 o mesmo saiu do anonimato. Quem sabe com a atual situação quantos de nós não gostariam de ter a postura de "V" e usar também uma máscara e promover sua própria "vingança"? Seja como for é contagiante saber que não estamos parados mas antes sim estamos nos mobilizando, nos movendo e colocando nossos pensamentos, nossas idéias e por que não nossas frustrações nesse espaço, quem sabe um dia, ao mundo.
    Cordial abraço a todos.

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  29. Caros amigos e colegas de trabalho, hoje li uma nota sobre a preocupação de alguns colegas em relação ao futuro, se mudam de empresa ou não etc..sei que muitos gostam de tomar decisões com antecipação enquanto outros, eu me incluo, preferem deixar para um momento mais adequado quando todo o cenário está definido ou como preferirem quando todas as cartas estão na mesa. Vejam abaixo trecho da carta do presidente e que no momento não vejo razão para desacreditar até por que não é a palavra dele e sim o que está escrito em contrato. "É bom lembrar que o contrato nos obriga a continuar trabalhando nos aeroportos concedidos por, no mínimo, seis meses após a aprovação do Plano de Transição Operacional, que nem aprovado foi ainda, razão pela qual considero prematura e desnecessária qualquer ação de decisão sobre o futuro profissional neste momento. Ressalto ainda que qualquer liberação de empregados – seja para transferência, seja por opção pelo plano de demissão voluntária – só se efetivará após o término da transição.
    Quando será aprovado o Plano de Transição Operacional? Alguém sabe? Eu não.SE demorar um ano você sofrerá com toda essa antecedência? E depois que o tal plano for aprovado haverá 6 meses para uma tomada de decisão acertada, coerente e equilibrada por parte de cada um que verá sua necessidade e de sua família ficando assim o interesse individual acima do coletivo o que é perfeitamente normal e compreensível.
    Minha sugestão é, em resumo, coerente e alinhada com a idéia colocada pela colega Dulcinéa e transmitida a outros pelo colega Mauro, membro da CCPI, não vamos sair correndo feitos ratos quando o navio está afundando, vamos aguardar, esperar, vamos optar por não sofrer antecipadamente, não adoecer, não desestruturar a família. Vamos antes sim levantar a cada dia com a certeza que faremos nosso melhor no trabalho, vamos viver um dia de cada vez e com isso sermos mais felizes, já não basta o problema de cada dia para estarmos a antecipar outro?
    Pensem nisso.
    Um abraço.

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  30. Clay como vai? Perguntas? Postagem original somente vc pode colocar uma? Pois o que percebo é que somente podemos fazer comentários em cima de suas postagens que ao que parece a última foi em 24/07 se não me engano. Outra: Não tem como abrir um link para uma resposta em cima do próprio comentário dos colegas? Fica dificil a meio de tantos comentários lincar uma resposta a um determinado comentário feito. Seria as réplicas e as tréplicas digamos assim.
    Um abraço.

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  31. Anigo, manda um e-mail para csclay@gmail.com com a postagem que você gostaria que fosse publicada que eu postarei com o maior prazer. Já de antemão agradeço pelo interesse. Abraço

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  32. Acro que a própria estrutura do blog não permite réplica dos comentários e se permite eu não sei como fazer. Ao menos ainda não vi essa opção nas configurações. Acredito que outros blogs, talvez os pagos permitam isso.

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  33. Sobre as transferências, o artigo 469 da CLT diz que nenhum empregado pode ser transferido sem sua anuência. Mas diz também que pode haver transferências em caso de extinsão do local onde se labora. A questão é que, mesmo havendo extinsão de Cumbica, ainda há locais como São José, Congonhas, Campo de Marte e mesmo a Sede que permitem que o empregado não precise ser transferido. Lembrando que o que caracteriza transferência pela legislação trabalhista em que se faz jus ao respectivo adicional significa mundança de residência. Portanto, pelo que entendi deste artigo da CLT, ninguém pode ser transferido caso não concorde. Lembrando que o artigo faz excetua os cargos de confiança. Isso pode ser assunto pra outra postagem.

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  34. Em relação ao artigo 469 da CLT creio então que os que querem permanecer em GRU e na Infraero devam ficar, não tomar atitude alguma, aguardar e se a Infraero tomar uma atitude de dispensar ou transferir entrarmos com uma ação coletiva na justiça do trabalho ou mesmo individiual pois com uma quantidade monstro de ações na justiça com certeza vamos trazer a imprensa e outros órgãos para o foco do problema.
    FORA SINA, FORA LEMOS E FORA ALBERTO!!

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  35. RESPONDA QUEM SOUBER: Quem votou, pediu ou consentiu com a INDICAÇÃO do ALBERTO para DIRETORIA do SINA? Eu não. Foi você (que está lendo)? E quem mais? E para a CP quem colocou ele lá? Essa eu sei a resposta: Foi o LEMOS eterno amigo do peito. Sabe aquela história do diabo que não divide a sua casa? Acompanhem. na época da eleição retrasada para presidência do SINA, LEMOS "ficou brigado" com o ALBERTO. mas notem que o ALBERTO nunca saiu do SINA. É como se existisse um acordo, uma divisão, para que cada um fique um tempo. "A gente finge que briga e alternamos a presidência do SINA".
    O ALBERTO é DIRETOR no SINA, foi PRESIDENTE no SINA, foi PRESIDENTE na ASSINFRA e é membro da CP. Multi uso?
    FORA SINA, FORA LEMOS E FORA ALBERTO.

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  36. Gostaria de parabenizar a iniciativa e Coragem do nosso amigo Clay que realmente através desse blog coloca todos os sentimentos e frustrações dos colegas.Não tem nada a haver com romances como ja foi mencionado e sim com a vida de muitas pessoas que se dedicaram, construíram e carregaram esses aeroportos nas costas, sim nas costas pois se chegamos até aqui foi devido a contribuição de várias pessoas, pessoas essas que foram denominadas como "PSA", que infelizmente não tínham o poder de decisão em várias situações, mas mesmo assim deram o seu melhor. E se esses aeroportos chegaram a essa situação de concessão foi graças a uma meia duzia que tinham o poder e fizeram desses aeroportos o quintal de suas casas.

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